Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-12-17 às 18h54

Portugal quer aumentar utilização de transportes públicos

Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, na apresentação do relatório do Estado do Ambiente referente a 2020, Lisboa, 17 dezembro 2021 (Foto: Mário Cruz/Lusa)
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que o aumento da utilização de transportes públicos é um dos objetivos do Governo que resulta do relatório do Estado do Ambiente referente a 2020.

Em Lisboa, na conferência de imprensa de apresentação do relatório, o Ministro realçou que em 2020, resultante também da pandemia de Covid-19, houve uma «enorme redução» de passageiros nos transportes coletivos, superior a 40%.

Matos Fernandes acrescentou que está a haver uma recuperação em 2021 mas o País ainda não conseguiu «ter uma frequência dos transportes coletivos que ultrapasse os 70% de 2019».

Além dos transportes públicos, o Ministro salientou também os resultados no setor dos resíduos urbanos: «Se nos transportes estamos num patamar de crescimento, nos resíduos urbanos ainda não tínhamos atingido as nossas metas e 2020 deixa-nos ainda mais longe dessas metas».

Portugal está numa trajetória «extraordinariamente positiva» de redução de emissões de gases com efeito de estufa, pelo que a meta de reduzir 85% até 2050 deverá antecipar-se. O Ministro destacou que a redução de emissões está sobretudo relacionada com o facto de Portugal ter atingido os 60% de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis.

Matos Fernandes disse também que o objetivo de Portugal é ter 80% da eletricidade a partir de fontes renováveis em 2030, mas com os projetos que existem no setor, esta data também vai ser antecipada e pode haver 80% da eletricidade produzida a partir de fonte renováveis já em 2025 ou 2026.