Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-12-06 às 17h52

Portugal quer andar mais depressa na descarbonização

Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes
«Queremos mesmo andar mais depressa naquilo que é a descarbonização do nosso País», afirmou o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.
 
Em Tomar, na apresentação do balanço do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para a região Centro, o Ministro salientou que o Governo já «lançou as bases para um país diferente» e mostrou que o ambiente e a economia não estão em lados opostos.
 
Matos Fernandes realçou que «aqueles que ainda acham que o ambiente e a sustentabilidade são um estorvo a que outras dinâmicas económicas e sociais possam aparecer pensaram mesmo mal, porque, de facto, o crescimento vai ser feito com investimentos na sustentabilidade».
 
O Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos desempenhou um papel crucial nesta transformação ao «financiar os investimentos certos» e já executou 60% dos projetos.
 
O Ministro referiu que os 2018 projetos aprovados superam os 2,2 mil milhões de euros dos fundos, representando um investimento total de 3,7 mil milhões de euros, e acrescentou que o valor para as áreas abrangidas pelo POSEUR se elevará para os 13 mil milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência.