Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-08 às 22h23

Portugal promoveu debate de alto nível sobre economia azul sustentável para celebrar Dia Mundial dos Oceanos

Foto de família da reunião ministerial sobre as conclusões do Conselho sobre política marítima integrada, Lisboa, 8 junho 2021 (Foto: PPUE)
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, promoveu um debate alargado e inclusivo sobre economia azul sustentável na Conferência de Alto-Nível «Uma agenda azul no Pacto Ecológico» (A Blue Agenda in the Green Deal), no Dia Mundial dos Oceanos, em Lisboa, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. 

A reunião ministerial sobre as conclusões do Conselho de Ministros da União Europeia sobre política marítima integrada, que decorreu durante a manhã, contou com a participação do Comissário Europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevicius, e de 20 ministros e representantes ministeriais dos Estados-Membros.

O alinhamento desta política com as orientações do Pacto Ecológico Europeu e o seu papel específico na recuperação económica após a pandemia enquadraram a discussão.

Integrada no Mês do Mar, esta reunião foi mais um momento em que se reforçou a importância das conclusões do Conselho de Ministros da União Europeia relativamente à política marítima integrada, 14 anos depois de esta ter sido iniciada, precisamente em Lisboa. 

Concluiu-se que o oceano é não apenas importante para as atividades económicas, como também essencial para o bem-estar e a prosperidade da humanidade. «Estes são tempos para políticas que se inspirem em ‘soluções baseadas no oceano’, onde os serviços dos ecossistemas sejam levados a sério», referiu o Ministro do Mar.

Na segunda parte da conferência, durante a tarde, oradores de alto nível, incluindo o Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para o Oceano, Peter Thomson, e António Costa e Silva, debateram os quatro eixos das conclusões do Conselho Europeu sobre economia azul sustentável, aprovadas a 26 de maio: oceanos saudáveis, conhecimento, prosperidade e equidade social.