Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-12-06 às 22h16

Portugal mantém Plataforma para Estudantes Sírios fundada por Jorge Sampaio

Presidente da República, Jorge Sampaio, discursando na Assembleia Geral das Nações Unidas, Nova Iorque, 16 de setembro de 2005
O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou, nas Nações Unidas, que o País vai manter o trabalho da Plataforma Global para Estudantes Sírios, fundada por Jorge Sampaio.

A Organização das Nações Unidas prestou homenagem ao antigo presidente português Jorge Sampaio, ex-Alto Representante para a Aliança das Civilizações, numa cerimónia em que participou o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e que contou com depoimento do Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, entre diversos diplomatas junto da organização.

Augusto Santos Silva recordou a contribuição de Jorge Sampaio para a solução de problemas atuais como as pandemias - enquanto enviado especial da ONU para a luta contra a tuberculose, em 2006 - para a promoção da saúde pública, avanço do diálogo intercultural e inter-religioso e proteção de direitos humanos, inclusive o direito à educação.

O Ministro reafirmou também o compromisso de Portugal de continuar a avançar a Plataforma Global para Estudantes Sírios e que, conforme refere, se tornou num «verdadeiro catalisador para o ensino superior», com um mecanismo de resposta rápida, além do programa de bolsas de estudo, que beneficiou 750 estudantes desde 2014.

Na cerimónia coorganizada em Nova Iorque pela Missão de Portugal junto da ONU e pela Aliança das Civilizações (UNAOC, na sigla em inglês) - de que Jorge Sampaio foi o primeiro alto representante entre 2007 e 2013 - vários dignitários internacionais prestaram tributo ao ex-chefe de Estado português, falecido aos 81 anos, em 10 de setembro.

O Secretário-Geral da ONU, por sua vez, destacou um «legado excecional» de Jorge Sampaio, devotado a «causas nobres e a melhorar as vidas de pessoas em todo o mundo».

O ex-Presidente foi um «cidadão global e multilateralista», referiu ainda.