Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-04-23 às 11h19

Portugal está «muito empenhado» em valorizar a parceria entre União Europeia e África

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, discurso no Fórum de Alto-Nível UE-África Sobre Investimento Verde, Lisboa, 23 abril 2021 (foto: PPUE)
O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que Portugal continuará «muito empenhado em valorizar a parceria entre União Europeia e África», por ser «decisiva» para o crescimento sustentável de ambos os continentes.

Agusto Santos Silva falava na sessão de abertura do Fórum de Investimento Verde UE-África, organizado pela presidência portuguesa do Conselho e pelo Banco Europeu de Investimento (BEI).

Para o Ministro, esta parceria deve ter como prioridade o «reforço da transição verde», porque constitui «uma enorme oportunidade para a criação de emprego e para o crescimento económico sustentável que permitirá reduzir as desigualdades».

Referindo-se à União Europeia (UE) que «estipulou objetivos muito ambiciosos para si própria» no combate às alterações climáticas - sobretudo com o acordo alcançado esta semana sobre a Lei do Clima - Augusto Santos Silva sublinhou que é necessário «reconhecer que África tem muito pouca responsabilidade pela emissão dos gases com efeitos de estufa».

«Ao mesmo tempo, África é uma das regiões mais afetadas pelas consequências das alterações climáticas. Temos de resolver este paradoxo», disse, acrscentando que «esta é uma realidade injusta» que deve juntar ambos os continentes «para promover uma recuperação pós-pandemia próspera e justa», acrescentou.