Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-01-25 às 13h22

Portugal está a cumprir o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19

Ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa após reunião da Task-Force do Plano de Vacinação contra a Covid-19, Lisboa, 25 janeiro 2021 (Foto: Miguel A. Lopes/POOL/LUSA)
A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que o País já recebeu cerca de 411.600 mil doses de vacina contra a Covid-19 e já foram realizadas 255.700 inoculações. Só hoje chegaram a Portugal mais 99450 novas doses da companhia BioNTech/Pfizer.

Numa conferência de imprensa para fazer o ponto da situação do plano de vacinação contra a Covid-19, Marta Temido referiu que, até ao final deste mês, estima-se que estejam vacinados mais cerca de 100 mil profissionais de saúde, entre os quais: profissionais de saúde prioritários do Serviço Nacional de Saúde, do INEM, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, do Instituto do Sangue e da Transplantação e também profissionais de saúde do Hospital das Forças Armadas, do Instituto Nacional de Medicina Legal e ciências Forenses, dos serviços de saúde dos estabelecimentos prisionais e profissionais de saúde dos hospitais do setor privado e social, que estejam a receber doentes com Covid-19.

Quanto às estruturas residenciais para idosos, lares e estruturas da rede nacional de cuidados continuados, a Ministra disse que, até hoje, já foram vacinados mais de 160 mil profissionais e residentes, prevendo-se que, durante esta semana, termine o processo, «conforme planeado», desde que não hajam surtos ativos nestas estruturas

Próximos grupos a vacinar contra a Covid-19

Sobre as próximos grupos a vacinar contra a Covid-19, Marta Temido referiu os profissionais de emergência pré-hospitalar (bombeiros), forças de segurança e titulares de órgãos de soberania, «que iniciarão a sua vacina a partir de próxima semana».

Também as pessoas com mais de 50 anos com comorbidades começarão a ser vacinadas na próxima semana. A Ministra disse que estarão neste grupo cerca de meio milhão de pessoas que possuam: doença coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e Doenças Pulmonar Obstrutiva Crónica.