Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-03-25 às 17h58

Portugal envia para a Moldova material para apoiar refugiados

Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, assiste ao envio de material para a República da Moldova para apoiar refugiados, Lisboa, 25 março 2022 (foto: João Bica)
A Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, assistiu à partida do material de alojamento temporário de emergência, que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) enviou para a República da Moldova para apoiar os refugiados que fugiram da guerra da Ucrânia.

«A República da Moldova é um dos países com uma necessidade premente de ajuda», onde estão atualmente 110 mil refugiados da Ucrânia, disse a Secretária de Estado.

O material, doado por Portugal ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, vai ser entregue às autoridades de Proteção Civil da Moldova, em Chisina, e incluiu 400 sacos-cama, 400 camas de campismo, 400 colchões autoinsufláveis, 800 cobertores, 400 almofadas, 400 lençóis e 1200 kits de higiene.

«É um esforço enorme para as autoridades daquele país e o objetivo de Portugal é ajudar quem mais precisa neste momento», afirmou Patrícia Gaspar, relembrando que anteriormente Portugal já prestou assistência à Polónia, tendo também enviado material humanitário no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

«Isto é uma corrida de fundo, não significa que a nossa ajuda fica por aqui, vamos continuar a monitorizar esta situação e perceber que novas necessidades mais prementes podem surgir na região para continuar a ajudar, à semelhança de outros países da Europa que estão a prestar a solidariedade necessária", declarou.

Patrícia Gaspar destacou ainda «o humanismo e solidariedade enorme» em que «todos os países se têm alinhado no sentido de prestar todo o auxílio necessário à população ucraniana».