Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-03-21 às 20h16

Portugal envia 400 mil vacinas contra a Covid-19 para a Arménia

Portugal vai entregar mais de 400 mil vacinas contra a Covid-19 à Arménia, no âmbito da iniciativa Parceria Oriental da União Europeia. O primeiro lote, de cerca de 200 mil doses, já foi recebido em Ierevan.

O Governo da Arménia informou que as 400 140 vacinas constituem o primeiro lote a chegar a este país ao abrigo do novo regime financiado em cerca de 35 milhões de euros pela UE, estando prevista uma segunda remessa para o próximo mês.

Esta doação insere-se no quadro de cooperação entre a União Europeia e vários países vizinhos do leste (Parceria Oriental), que permitiu criar, em dezembro de 2021, um programa de partilha de vacinas financiado pela UE, coordenado pela Polónia e ao qual Portugal aderiu.

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, disse que Portugal assumiu «desde o início o seu compromisso de apoiar o processo internacional de vacinação como parte dos esforços globais para ultrapassar a pandemia da Covid-19».

Até final de fevereiro, foram doadas mais de 15 milhões de doses aos países da Parceria Oriental, através do mecanismo de partilha de vacinas da UE e da plataforma COVAX, liderada pela Organização Mundial da Saúde e integrada por diversos parceiros internacionais.