Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-10-15 às 11h02

Portugal entregou versão preliminar do Plano de Recuperação e Resiliência à Comissão Europeia

Primeiro-Ministro António Costa entrega a versão preliminar do Plano de Recuperação e Resiliência à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Bruxelas, 15 novembro 2020 (foto: Clara Azevedo)
Portugal entrega Plano de Recuperação e Resiliência à União Europeia
O Primeiro-Ministro António Costa entregou a versão preliminar do Plano de Recuperação e Resiliência à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, com quem se reunião em Bruxelas, onde participa no Conselho Europeu.

«Entregámos agora à Comissão Europeia, e vamos começar a trabalhar com a Comissão para que esteja tudo pronto a tempo e assim que os recursos estejam disponíveis, possam começar a ser investidos e a chegar à economia real e a contribuir para o emprego e a recuperação económica», disse.

O Primeiro-Ministro referiu que a presidente da Comissão «ficou muito contente por termos sido dos primeiros a entregar um plano com identificação concreta de projetos de investimento, que está em condições de começar a ser trabalhado com os serviços técnicos da Comissão».

Portugal tem «uma estratégia, plasmada no documento apresentado pelo Prof. António Costa e Silva, que nos dá orientações quer para o Programa de Recuperação e Resiliência, quer para o Portugal 2030», referiu ainda.

António Costa acrescentou esperar «que possa haver rapidamente um acordo entre o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu para que tudo seja aprovado a tempo e horas», para que a execução do plano possa começar no início do próximo ano.

O Primeiro-Ministro reuniu-se ainda com o Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, com quem discutiu as negociações em curso sobre o futuro quadro financeiro plurianual e os principais temas em agenda na reunião do Conselho Europeu de 15 e 16 de outubro.