Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-07-27 às 21h39

Portugal entrega equipamento e material individual à República Centro-Africana

Cerimónia de entrega de material e equipamento às forças armadas da República Centro-Africana, Bangui, 27 julho 2020
Portugal entregou 130 conjuntos de equipamento e material individual às Forças Armadas da República Centro-Africana.

A entrega enquadra-se no acordo de cooperação no domínio da defesa assinado recentemente entre Portugal e a República Centro-Africana e visa dotar unidades das Forças Armadas da República Centro-Africana de equipamentos e materiais que assegurem a sua operacionalidade, permitindo, desse modo, o desenvolvimento de ações de exercício da soberania do Estado em todo o seu território, com especial expressão na proteção dos seus cidadãos.

A cedência deste material pelo Exército português foi previamente autorizada pelo Comité de Sanções das Nações Unidas e respeita as normas internacionais e as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas atualmente em vigor.

A cerimónia decorreu por videoconferência, com o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro e o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, em Lisboa. 

Em Bangui, estiveram presentes a Ministra da Defesa da República Centro-Africana, Marie-Noëlle Koyara, o Adjunto do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da República Centro-Africana, General Victor Yacoub.

Portugal continua empenhado em contribuir para os esforços de paz na República Centro-Africana, participando nas operações das Nações Unidas, da União Europeia e em atividades de natureza bilateral.