Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-07-08 às 17h48

«Portugal é um elemento-chave na promoção do hidrogénio»

Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, na sessão de lançamento da Aliança Europeia de Hidrogénio, 8 julho 2020
O Secretário de Estado da Energia, João Galamba, afirmou que Portugal tem as condições únicas para ser «um elemento-chave na promoção do hidrogénio».

Durante a intervenção na apresentação da Aliança Europeia para o Hidrogénio Limpo, o Secretário de Estado reiterou o compromisso português neste setor: «Queremos produzir hidrogénio verde a larga escala, produzi-lo de forma competitiva e desempenhar um papel relevante na emergência da economia do hidrogénio a partir de uma estratégia de industrialização baseada no hidrogénio».

João Galamba sublinhou que os objetivos da Estratégia Nacional para o Hidrogénio se encaixam na perfeição da visão da Comissão Europeia e realçou o histórico robusto do País no desenvolvimento das energias renováveis.

Neste sentido, referiu que, este ano, Portugal vai lançar avisos de 40 milhões de euros para apoiar projetos de investimento em hidrogénio limpo e destacou o que vai acontecer em Sines, transformando a região num «cluster de projetos que possa produzir, armazenar e transportar hidrogénio verde a uma escala industrial».

«A crise climática é também uma oportunidade industrial e tecnológica para a União Europeia e para os Estados-membro, e o Hidrogénio Limpo ilustra-o de forma perfeita», acrescentou João Galamba, referindo que esta Aliança Europeia vai servir para «criar uma cadeia de valor totalmente baseada no hidrogénio e assegurar uma liderança industrial e tecnológica global».

João Galamba disse também que «a transição para um novo e totalmente integrado sistema energético é uma oportunidade para o desenvolvimento de novos modelos, mais sustentáveis, mais resilientes e alinhados com os objetivos de alcançar a neutralidade carbónica a longo prazo».

«Devemos assumir um compromisso coletivo para uma política industrial europeia em torno do hidrogénio que coordene e mobilize investimentos público e privado em projetos de produção, armazenamento, transporte e consumo de gases renováveis na Europa», afirmou.