Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-10-12 às 18h09

Portugal e Grécia assinam acordo para reforçar cooperação na Defesa Nacional

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e Ministro da Defesa Nacional da Grécia, Nikolaos Panagiotopoulos, na assinatura do acordo de cooperação, Oeiras, 12 outubro 2020
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e o homólogo grego, Nikolaos Panagiotopoulos, assinaram um acordo para reforçar a cooperação no âmbito da Defesa Nacional, com destaque para o setor industrial e projetos europeus comuns.

Em Oeiras, no Forte de São Julião da Barra, o Ministro afirmou que o acordo assinado aproxima os dois países num «conjunto de preocupações partilhadas, seja em matéria de ameaças regionais, seja em matéria de oportunidades para as indústrias de defesa trabalharem em conjunto».

«Estas matérias vão desde a nossa participação em projetos no âmbito da cooperação estruturada e permanente [PESCO], à nossa pertença comum à NATO, que está também numa fase de grande evolução», acrescentou.

João Gomes Cravinho manifestou ainda a disponibilidade de auxiliar a Grécia na redistribuição do número elevado de migrantes que continuam a chegar à Grécia por ser um dos principais pontos de entrada na União Europeia.