Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-12-18 às 0h37

Portugal e EUA assinalam importância da cooperação transatlântica

A reunião da 44ª Comissão Bilateral Portugal-EUA foi marcada pela oportunidade do relançamento do diálogo e da cooperação transatlântica, tendo dado atenção especial a esta cooperação durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que se realiza no primeiro semestre de 2021.
 
Neste quadro, a reunião permitiu a partilha de pontos de vista sobre as prioridades da Presidência Portuguesa, designadamente no domínio da transição digital, do escrutínio de investimentos e em áreas críticas para a segurança nacional e transatlântica. 
 
Portugal e os EUA sublinharam a estreita cooperação em matéria de segurança e defesa, sinalizando a crescente importância estratégica da relação transatlântica para a segurança e a defesa internacionais, afirmando-se ainda empenhados em contribuir para a promoção da segurança no continente africano. 
 
Lajes
 
A reunião sublinhou o desenvolvimento da cooperação bilateral nos Açores, reiterando a importância estratégica da Base das Lajes para a segurança global e do Atlântico, bem como no contexto das relações entre os dois países. 
 
Portugal e os Estados Unidos registaram os trabalhos em curso e previstos para fazer face às questões de natureza ambiental relacionadas com a atividade da Base e referiram, nomeadamente, a inauguração de uma nova pista de aterragem tática, através da transformação de uma pista abandonada, desativada desde a década de 1990.
 
Foram também abordadas questões relativas à defesa dos direitos humanos, tendo ambas as partes reiterado o empenho na sua promoção e defesa em termos internacionais. 
 
Diálogo intenso
 
Portugal e os EUA congratularam-se com o excelente estado do relacionamento bilateral e com o diálogo político intenso que tem sido mantido ao mais alto nível, mesmo em tempo de pandemia. 
 
Foram abordados os desenvolvimentos positivos da cooperação bilateral nos campos científico, tecnológico, de energia e do ambiente, destacando-se o empenho de ambos no aprofundamento da cooperação bilateral no ensino superior e na investigação. 
 
Os dois países trocaram ainda impressões sobre a situação na América Latina, designadamente sobre os desenvolvimentos recentes na Venezuela. 
 
A reunião, que teve lugar por meio telemático, foi presidida conjuntamente pela Diretora-Geral de Política Externa, Madalena Fischer, e pelo Secretário de Estado Adjunto para a Europa e Eurásia, Philip T. Reeker, e integrou o Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, e os embaixadores de Portugal nos EUA, Domingos Fezas Vital, e dos EUA em Portugal, George Glass.