Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-12-04 às 17h07

Portugal e Estados Unidos com facilitação recíproca nos vistos de negócios

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que Portugal vai assegurar a «reciprocidade plena» na emissão de vistos de negócios para cidadãos estado-unidenses depois de o Congresso ter aprovado a facilitação de vistos de negócios para portugueses.

«É um passo muitíssimo importante. Permite que as viagens empresarias, por razões económicas e de negócios, para os Estados Unidos fiquem muitíssimo mais facilitadas», disse Augusto Santos Silva, sublinhando que este é um «passo muito importante».

A proposta de lei aprovada prevê o acesso dos portugueses aos vistos E-1 e E-2, reservados para pessoas que queiram entrar nos Estados Unidos para trocas comerciais ou investimentos significativos. A legislação foi aprovada com apoio bipartidário na Câmara dos Representantes do Congresso e seguirá agora para o Senado, que em caso de aprovação, a remeterá ao presidente Donald Trump para ratificação.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros reiterou que esta é «uma excelente notícia» e descreveu que «começou por ser uma iniciativa patrocinada por eleitos de nacionalidade e origem portuguesa [democratas e republicanos], que foi rapidamente patrocinada por eleitos em estados com uma grande influência social e eleitoral dos lusodescendentes e foi ganhando apoios até ser aprovada na Câmara dos Representantes, havendo também uma boa expetativa que venha a ser aprovada no Senado».

Os vistos E-1 e E-2 já estão disponíveis para outros países europeus e a intenção é integrar Portugal nesse lote, tendo em conta o volume de trocas entre empresas portuguesas e norte-americanas, que ultrapassam os quatro mil milhões de dólares anuais.