Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-03-06 às 15h46

Libertação de linces ibéricos em Portugal

Lince ibérico libertado na natureza, Mértola, 6 março 2020
O Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, esteve presente na libertação de um casal de linces-ibéricos, Quinde e Quisquilla, na localidade de Corte Gafo, em Mértola, no Vale do Guadiana. Provenientes do Centro de Reprodução de El Acebuche, em Doñana (Andaluzia), os linces serão agora monitorizados pela equipa de técnicos e vigilantes da natureza do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

João Catarino inaugurou ainda o Centro de Interpretação e Observatório do Lince-Ibérico, na freguesia de São João dos Caldeireiros, também em Mértola. Este observatório constitui uma estrutura de apoio ao visitante, disponibilizando informação sobre a espécie e recomendações de atitudes e comportamentos compatíveis com uma observação responsável.

O ano de 2019 marcou a celebração do 10º aniversário do Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico (CNRLI), em Silves, gerido pelo ICNF. Com a sua entrada em funcionamento, Portugal passou a contribuir ativamente para o programa de conservação exsitu desta espécie e para os esforços de recuperação das populações em liberdade, através da reprodução em cativeiro, preparação e libertação de exemplares em meio selvagem.

Atualmente existem em liberdade cerca de uma centena de linces em Portugal e de, aproximadamente, 800 na Península Ibérica, uma população constituída maioritariamente por linces jovens (entre 1 a 3 anos).

Recorde-se que o Vale do Guadiana, com um núcleo populacional de linces-ibéricos em franco crescimento, tornou-se uma das áreas de reintrodução desta espécie com maior sucesso a nível ibérico.