Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-05-10 às 14h16

Portugal e Argentina estudam oportunidades de maior cooperação

Primeiro-Ministro António Costa com o Presidente da República Argentina, Alberto Fernandez, Lisboa, 10 maio 2021 (foto: Rodrigo Antunes/Lusa)
O Primeiro-Ministro António Costa lembrou que «Portugal foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência da Argentina» e que «a Argentina foi o primeiro país do mundo a reconhecer a proclamação da República em Portugal», durante uma declaração comum com o Presidente da República Argentina, Alberto Fernandez, que visita oficialmente Portugal.

António Costa sublinhou que a proximidade entre os dois países não é só histórica pois «tem-se estreitado», e deu-se agora «a coincidência de Portugal exercer a presidência rotativa da União Europeia e a Argentina a presidência rotativa no Mercosul».

O Primeiro-Ministro disse que os dois Chefes de Governo trocaram «impressões sobre as oportunidades de maior cooperação bilateral em vários domínios», referindo os projetos científicos «para melhor conhecimento dos oceanos, do espaço, das alterações climáticas», «estudarmos a oportunidade de ligações aéreas diretas», «trabalharmos na base da cooperação triangular, em particular com os países africanos, para a aproveitar o enorme saber da Argentina no agroalimentar para ajudar ao desenvolvimento» de África.

Acordo UE-Mercosul

António Costa e Alberto Fernandez fizeram também o «ponto de situação do processo de aprovação do acordo entre a União Europeia e o Mercosul», tendo ambos «considerado urgente que a Comissão Europeia apresente a proposta de documento complementar sobre os compromissos em matéria ambiental e de combate à desflorestação, que são dois temos críticos para fazermos avançar o acordo». 

«Esperamos que durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia possamos dar passos concretos para fazer avançar este acordo», acrescentou.

O Primeiro-Ministro desejou ao Presidente Alberto Fernandez, eleito em outubro de 2019, «muitas felicidades no seu mandato», afirmando a sua certeza «de que sob a sua presidência as nossas relações bilaterais vão reforçar-se, tal como as relações da Argentina com a União Europeia». 

Povos irmãos

O Presidente Alberto Fernandez, que iniciou em Portugal uma visita a vários países europeus que incluirá ainda Espanha, Itália e França, disse que «Portugal e Argentina são dois povos irmãos, pois muitos dos nossos avós e pais vieram da Europa e de Portugal pontualmente, e Portugal é, e deve ser, uma porta de entrada da América Latina na Europa».

E agradeceu a Portugal «por acompanhar a Argentina no difícil momento que enfrenta, porque necessitamos da compreensão da Europa e do mundo», quer devido à situação de crise económica, quer devido à pandemia. O Primeiro-Ministro afirmou que Portugal dá «todo o apoio» à Argentina na questão da dívida, nomeadamente através da suspensão do spread. 

O Presidente argentino afirmou que transmitiu ao Primeiro-Ministro «a situação que a Argentina está a viver e o trabalho que estamos a fazer com os organismos internacionais de crédito para mudar algumas regras do sistema financeiro internacional» neste momento de pandemia.

Projetos comuns

Alberto Fernandez disse desejar que União Europeia e Mercosul possam «dar os primeiros passos em questões sobre as quais não há diferenças como os assuntos relacionados com as alterações climáticas, e meio ambiente e a preservação das florestas». 

O Presidente Fernandez disse também que «quando dois Governos partem de filosofias comuns, todos os acordos são mais simples», referindo «o melhor aproveitamento dos oceanos», «o tratamento de resíduos, no que já estamos a trabalhar com Portugal, a proposta de que «Portugal nos ajude a fazer penetrar em África a tecnologia agropecuária em que a Argentina é pioneira», «como podemos trabalhar e competir juntos no mercado dos vinhos», e «aprofundar o turismo».