Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-02-03 às 16h40

Portugal e Argentina coordenam esforços para fazer avançar acordo comercial UE-Mercosul

O Primeiro-Ministro António Costa conversou com Presidente da Argentina, Alberto Fernández, tendo ambos concordado em coordenar esforços para fazer avançar a ratificação do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul durante a presidência portuguesa da UE. O acordo foi assinado em 2019.

«Falei hoje com Alberto Fernández sobre a coordenação de esforços entre a presidência portuguesa do Conselho da UE e a presidência pro tempore do Mercosul, no sentido de fazer avançar o Acordo UE-Mercosul», escreveu o Primeiro-Ministro na sua conta no Twitter, após uma vídeochamada com o Presidente argentino. A Argentina preside atualmente ao bloco sul-americano.

«Portugal e Argentina estão ambos empenhados no Acordo e trabalharemos juntos no decurso deste semestre», acrescentou António Costa, que também referiu o facto de Portugal ter sido o primeiro país a reconhecer a independência argentina, em 1816, o que cria uma «proximidade histórica» inspiradora, «no momento em que assumimos as presidências rotativas da UE e do Mercosul».

A 28 de janeiro, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse no Parlamento Europeu que «tem uma importância estratégica, geopolítica e económica fundamental para a União Europeia», e que a presidência portuguesa trabalhará para identificar compromissos adicionais necessários para a ratificação nos parlamentos nacionais dos 27 países da União Europeia e dos quatro sulamericanos, nomeadamente nas áreas de desflorestação, biodiversidade, ação climática, segurança alimentar, cumprimento dos padrões europeus.