Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-05-05 às 14h14

Portugal e Alemanha dão contributo importante para a unidade e solidariedade europeia

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que Portugal e a Alemanha vão continuar a trabalhar em conjunto «no apoio à Comissão Europeia quanto à nova proposta para o quadro financeiro plurianual e no fundo de apoio à recuperação».

O Ministro, que fez uma declaração à imprensa no final de uma reunião, por videoconferência, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Heiko Maas, disse também que os dois países continuarão a trabalhar em conjunto na aplicação das medidas já tomadas pela União Europeia para enfrentar a pandemia de Covid-19.

Santos Silva disse que «a maneira como a Alemanha está a reagir à crise sanitária tem servido de exemplo e de referência para Portugal e creio não exagerar quando digo que quer a Alemanha quer Portugal representam na Europa e no mundo bons exemplos de países que souberam reagir rapidamente».

Rapidez e prudência

O Ministro precisou que ambos os países tomaram «medidas de restrição eficazes», que «impediram que a pandemia pusesse em causa a capacidade» dos respetivos serviços de saúde, sendo também exemplos na «prudência, mas também no gradualismo, com que vão agora reabrindo a economia, os serviços públicos, as escolas e a vida social».

«Neste aspeto, temos dado um contributo muito importante também à unidade europeia e solidariedade europeia no combate ao coronavírus e aos efeitos crise da económica que nos tem sacudido a todos». 

Santos Silva e Heiko Maas destacaram e agradeceram mutuamente a cooperação, bilateral e no âmbito da União Europeia, na resposta à pandemia, referindo nomeadamente a colaboração no repatriamento de cidadãos retidos no estrangeiro.

A reunião serviu também para os dois Ministros prepararem o programa do Trio de Presidências da União Europeia, que tem início em julho próximo, com a Presidência alemã, seguindo-se a Presidência portuguesa, em janeiro de 2021, e, depois, a Presidência eslovena, em julho de 2021.