Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-07-16 às 19h33

Portugal destaca importância do acordo de mobilidade aprovado pela CPLP

Primeiro-Ministro António Costa e Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, à chegada para a cimeira da CPLP, Luanda, 17 julho 2021
O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que o acordo de mobilidade aprovado no Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) «foi o passo mais importante até agora porque se trata de facilitar sistematicamente a circulação no espaço da comunidade».

«No que diz respeito a Portugal, terá uma consequência evidente que é facilitar a concessão de visto e autorizações de residente a nacionais da CPLP para efeitos de estudo, de trabalho ou residência em Portugal», referiu no final da reunião de Conselho de Ministros que decorreu em Luanda, Angola.

O acordo vai ser assinado no sábado, 17 de julho, com a presença dos chefes de Estado e do Governo dos nove Estados-membros da CPLP.

Augusto Santos Silva frisou que este acordo vai mudar «e muito» o regime de vistos nacionais, facilitando a sua obtenção por parte de nacionais da CPLP, e acrescentou que alcançar este objetivo foi um grande legado deixado pela presidência cabo-verdiana da CPLP.

Na reunião foram também apresentadas as prioridades da presidência angolana e o foco que quer dar à cooperação económica. «Depois de anos em que consolidámos a CPLP como organização intergovernamental, chegamos à altura em que podemos, e devemos, consolidar a CPLP como uma comunidade de pessoas para além de Estados, nos quais facilitam a vida às pessoas», disse.

Na sessão de hoje foi também aprovado o plano de atividades para promover e difundir a língua portuguesa para os próximos anos. Augusto Santos Silva destacou neste âmbito o projeto financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que visa a elaboração do primeiro dicionário de português de Moçambique, ou seja, o primeiro dicionário de uma variedade africana da língua portuguesa.