Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-12-04 às 16h28

Portugal cada vez mais capaz no combate à criminalidade contra crianças

Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Mário Belo Morgado, na sessão de abertura da 11.ª Conferência da Rede Mundial de Crianças Desaparecidas, Lisboa, 4 dezembro 2019
O Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Mário Belo Morgado, afirmou que Portugal está cada vez mais capaz no combate à criminalidade contra crianças, referindo que as principais formas de criminalidade associadas a crianças e jovens têm mantido uma tendência estável ou baixa.

Em Lisboa, na sessão de abertura da 11.ª Conferência da Rede Mundial de Crianças Desaparecidas, o Secretário de Estado atribuiu uma responsabilidade dos números aos novos recursos tecnológicos de que as polícias dispõem, bem como ao reforço da cooperação policial internacional.

«Só a conjugação de medidas legais, técnicas e educativas, a estreita colaboração das autoridades com a sociedade civil, as escolas e as famílias, pode atenuar os perigos e riscos que atingem as nossas crianças, designadamente na internet, e reforçar a sua proteção», sublinhou.

Mário Belo Morgado destacou que prevenir, combater e apoiar são as palavras-chave da batalha contra o fenómeno da violência contra crianças, e disse que as novas tecnologias também trazem desafios.

«Se por um lado estas tecnologias dotam as nossas crianças e jovens com fontes de informação, ideias, ligações e recursos fantásticos, cruciais à sua educação e desenvolvimento, por outro lado, as mesmas tecnologias também representam toda uma série de novos riscos, perigos e ameaças que poderão não ser do conhecimento de famílias, escolas e comunidades, ou com os quais estas podem não saber como lidar», afirmou.

O Secretário de Estado realçou a necessidade de intensificar a formação e informação das crianças, dos pais, dos professores e, em geral, de todos os membros da comunidade escolar, para garantir uma abordagem de sucesso que permita prevenir os riscos existentes.
Áreas:
Justiça