Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-12-29 às 17h55

Portugal atinge os 70% de execução do PT2020 em 2021

Ministro do Planeamento, Nelson de Souza
O Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, e o Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, destacaram que Portugal atingiu os 70% de execução do PT2020 em 2021, superando a meta que tinha sido proposta para o ano.

Na videoconferência de apresentação do ponto de situação do Portugal 2020, os dois membros do Governo salientaram que em 2021 a execução foi de 3578 milhões de euros, quando a meta era de 3412 milhões de euros, elevando o total para 14976 milhões de euros num total acumulado previsto de 21408 milhões de euros, o que corresponde a 70% do valor total.

Nelson de Souza recordou que Portugal tinha 53% de execução até 2020, o que levou a «redobrar as capacidades de planeamento, de monitorização e, sobretudo, ter a capacidade de monitorizar e trabalhar em diversas frentes em simultâneo».

A análise deu origem a um plano de encerramento de três anos, com metas pré-fixadas e acordas entre o Ministério do Planeamento, a Agência para o Desenvolvimento e Coesão e as autoridades de gestão, referiu o Ministro.

A meta de 16% para 2021 foi superada em um ponto percentual e Nelson de Souza disse que «mais do que atingir a meta, importa referir qualidade da execução». «A qualidade da execução mobiliza todos os atores e diversidade de executores dos fundos estruturais em Portugal», acrescentou.

«Não posso deixar de salientar que questões como o investimento produtivo das empresas, a aposta na inovação, formação e educação, e questões naturalmente mais decorrentes da própria conjuntura e do combate aos efeitos da pandemia, como a necessidade de reforço substantivo das políticas ativas e emprego, acompanhados pela fortíssima aceleração e aposta no investimento territorial também do lado dos municípios, trouxe diversidade de execução mais consentânea e apropriada para se atingir objetivos da globalidade da estratégia do Portugal 2020», disse.

O Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, salientou que a execução em 2021 foi a segunda melhor de sempre nos fundos comunitários em Portugal e disse ainda que até novembro Portugal foi o terceiro país que mais despesa viu reembolsada (65,8%) entre os Estados-membros com pacotes financeiros superiores a sete mil milhões de euros.

O documento apresentado salienta também um conjunto de apoios que foram garantidos pelo Portugal 2020:

- 20158 empresas apoiadas nos sistemas de incentivos;

- 8,9 milhões de metros quadrados abrangidos por ações de reabilitação urbana;

- 101 mil pessoas beneficiadas por apoios à contratação;

- 77200 mil adultos apoiados em modalidades de longa duração de dupla certificação;

- 300 mil jovens apoiados em vias profissionalizantes (básico e secundário);

- 145 mil estágios profissionais;

- 1008 infraestruturas escolares intervencionadas;

- 6700 empresas apoiadas em ações de internacionalização;

- 872 equipamentos sociais e de saúde apoiados;

- diminuição anual de 205 mil toneladas de dióxido de carbono de emissões de gases com efeitos de estufa.