Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-09-08 às 18h58

Portugal assume presidência de organização europeia de turismo

Miradouro de Fraga do Facho, Torre de Moncorvo, 4 setembro 2020 (Foto: Francisco Pinto/LUSA)
Portugal venceu a eleição para a presidência a ETC European Travel Comission, uma organização europeia criada em 1948.

A eleição de Portugal, através do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, é um novo reconhecimento da estratégia que está a ser levada a cabo pelo País, e foi assinalada com 16 dos 29 votos expressos.

A organização europeia congrega 33 Organizações Nacionais de Turismo de 31 países, com os objetivos de promover a Europa como destino turístico, partilhar conhecimento, estudos e dados sobre mercados, bem como ser uma voz única do setor em questões como a política de vistos, sustentabilidade, conectividade e trabalho.

O Presidente do Turismo de Portugal afirmou que o objetivo fundamental para esta presidência passa por «fazer com que o turismo tenha uma voz mais ativa dentro da União Europeia, através de uma melhor coordenação entre as posições dos diferentes estados-membros a favor do turismo em todo o espaço europeu que permitam uma recuperação rápida e sustentável do setor».

A aposta do Turismo de Portugal na inovação e no digital, que tem sido vista como exemplar a nível europeu, foi um dos motivos que mais contribuíram para esta vitória nacional. Da mesma forma, foi muito valorizada a forma como Portugal tem vindo a diversificar os seus produtos turísticos e a dinamização turística de todo o território nacional.

Também o facto de Portugal ter conseguido atingir a taxa de sazonalidade mais baixa em toda a bacia mediterrânica e de ter conseguido registar um crescimento turístico superior a 60% nos últimos quatro anos contribuiu decisivamente para a vitória nesta eleição europeia.

A vitória fica igualmente a dever-se ao reconhecimento generalizado do bom trabalho do Turismo de Portugal, considerado o Melhor Organismo de Turismo do Mundo nos últimos anos, na preparação do setor para enfrentar com sucesso a crise pandémica que vivemos.