Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-10-13 às 14h40

Portugal assina documento para reforçar investigação europeia na área do cancro

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor
Portugal, Alemanha e Eslovénia assinaram um documento que visa fortalecer a investigação na Europa sobre todas as etapas do cancro, desde a prevenção ao diagnóstico e tratamento.
 
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou, em declarações telefónicas à Lusa, que Portugal está de acordo com o reforço da investigação europeia para que três em cada quatro doentes com cancro possam ter uma perspetiva de
vida longa com qualidade em 2030.
 
A investigação na área do cancro será uma das prioridades para a presidência portuguesa do Conselho Europeu, no primeiro semestre de 2021, uma vez que o próximo quadro europeu de investigação, Horizonte Europa 2021-2027, inclui uma Missão de Investigação e Inovação em Cancro para fortalecer a investigação.
 
A declaração foi assinada por Manuel Heitor por parte de Portugal, por Anja Karliczek, Ministra da Educação e Investigação da Alemanha e por Simona Kustec, Ministra da Educação, Ciência e Desporto da Eslovénia.
 
«É preciso melhorar a relação entre a comunidade científica e o doente», acrescentou Manuel Heitor, destacando que serão envolvidos no processo de prevenção da doença epidemiologistas, economistas e sociólogos, entre outros especialistas.