Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-11-11 às 15h07

Portugal assina declaração para excluir energia nuclear do financiamento europeu

Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, num evento à margem da 26.ª conferência do clima das Nações Unidas (COP26), Glasgow, 11 novembro 2021

Portugal assinou uma declaração conjunta com Alemanha, Luxemburgo, Áustria e Dinamarca para excluir a energia nuclear do financiamento europeu.

A energia nuclear «não é segura, não é sustentável e custa muito dinheiro», disse o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, num evento à margem da 26.ª conferência do clima das Nações Unidas (COP26),em Glasgow.

Segundo o Ministro, o financiamento europeu deve direcionar-se para outras opções energéticas, principalmente as energias eólica e solar, acrescentando que é realmente uma má decisão colocar o nuclear dentro da taxonomia europeia.

«Todo o dinheiro que se coloca na energia nuclear é definitivamente dinheiro que se devia colocar em energia renovável e é disso que o mundo precisa. Precisamos de energia, mas que não venha de [combustíveis] fósseis. E precisamos de energia que não tenha lixo nuclear», frisou.