Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-09-15 às 18h39

Portugal apoia abastecimento de água em Moçambique com um milhão de euros

Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, na conferência internacional de financiadores, Maputo, 15 setembro 2021
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, afirmou a abertura de Portugal para partilhar experiências com Moçambique na expansão dos sistemas de abastecimento de água no país, à margem da conferência internacional de financiadores que se realiza em Maputo.

O plano de expansão dos sistemas de abastecimento de água de Moçambique, cujo objeto é garantir o acesso universal a água, tem um prazo de 10 anos e, durante este período, está previsto o investimento de 1,5 mil milhões de euros na construção e modernização de infraestruturas, com o apoio do setor privado e parceiros.

Para este plano, Portugal vai desembolsar um milhão de euros, nos próximos três anos, para apoiar Moçambique na realização «de estudos que são necessários para que possa cumprir o objetivo de ter outros modelos de gestão dos serviços de água», disse Matos Fernandes.

O Ministro referiu que a experiência que Portugal adquiriu com a transformação do setor nos últimos 25 anos será partilhada com Moçambique, embora seja importante perceber que as realidades e desafios são diferentes.

«As questões ambientais estão sempre ligadas aos territórios e não há dois territórios iguais», frisou, no primeiro dia de uma visita de quatro.

Outros projetos

Além da assinatura de um acordo para o apoio com o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, a agenda do Ministro português inclui dois projetos na área da conservação da natureza: 150 mil euros para a reserva de elefantes de Maputo, da responsabilidade do Serviço de Parques e Reservas de Moçambique, e 150 mil euros para a recuperação dos mangais de Marromeu, a cargo do Parque da Gorongosa.

Matos Fernandes lembrou que, em 2017, quando teve início o Fundo Ambiental português, Portugal manifestou a intenção de financiar projetos nos países africanos lusófonos e em Timor-Leste, na ordem de 10 milhões de euros, valor que atingiu, em 2021, os 11,5 milhões de euros.

1,8 milhões de euros foram investidos em Moçambique, até final de 2020, nomeadamente em sete projetos no ciclo de água destinados a reforçar o abastecimento de água, principalmente em Maputo.

A partir de 2022, e durante cinco anos, Portugal conta investir 20 milhões de euros para a cooperação no domínio ambiental e do combate às alterações climáticas, referiu também o Ministro.