Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-17 às 23h48

Portugal, Alemanha e Eslovénia definem nova estratégia para asilo e migrações

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, reunido com homólogos da Alemanha e da Eslovénia, Berlim, 17 fevereiro 2020
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, reuniu-se com os homólogos da Alemanha e da Eslovénia para definir uma nova estratégia comum de abordagem das «questões de asilo e de migrações» da União Europeia (UE).

«Aquilo que definimos hoje foram as prioridades fixadas na interoperabilidade, na cooperação policial, no estabelecimento de uma nova estratégia comum de abordagem das questões de asilo e de migrações e na consolidação da salvaguarda das fronteiras externas da União através do desenvolvimento de uma guarda costeira europeia», disse Eduardo Cabrita.

O Ministro falava à agência de noticias Lusa após uma reunião com os homólogos alemão e esloveno, respetivamente, Horst Seehofer e Boštjan Poklukar, em Berlim.

Eduardo Cabrita sublinhou que é necessário «perceber que os movimentos migratórios não são um acontecimento momentâneo» e que são «responsabilidade de todos os países europeus». Nesta matéria, os três países – que integram o próximo período de presidências do Conselho da UE – têm uma «grande convergência de pontos de vista».

O Ministro destacou também o «encontro União Europeia–África em torno das questões das migrações», que ocorrerá durante a presidência de Portugal do Conselho da UE, com o objetivo de desenvolver a «dimensão civil da política de cooperação, segurança e defesa» e o envolvimento «crescente da União Europeia quer na estabilidade do norte de África, quer na estabilidade da região subsariana».

Eduardo Cabrita referiu ainda que é preciso cooperar com os «países vizinhos, nomeadamente com os países de onde são originários os fluxos migratórios», uma vez que as migrações têm de ser «vistas como algo que deve ser considerado globalmente como positivo» para a Europa.

O Ministro disse também que deve ser salvaguardada «a segurança das fronteiras» dos Estados-membros da União Europeia e combatido o tráfico de seres humanos.

Questionado também sobre se Portugal já tomou uma decisão relativamente ao pedido de proteção internacional feito pelos 11 cidadãos marroquinos que chegaram de barco ao Algarve, o Ministro disse que ainda «está a ser apreciado» pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.