Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-05-06 às 12h28

Portal único dos serviços públicos vai facilitar a interação do cidadão com o Estado

Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, no Forum Portugal Digital, 6 maio 2021
A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse que, no quadro do portal único dos serviços públicos, o Governo vai apostar na interoperabilidade, na gestão de dados e no redesenho de serviços para que, «ao interagir online com o Estado, o cidadão encontre os serviços de que mais necessita através de uma única porta de entrada e consiga navegar entre entidades sem ter de se credenciar várias vezes e sem que se perca num labirinto de sites e links».
 
Na abertura do último dia do Fórum Portugal Digital, Alexandra Leitão, revelou ainda que está em curso o desenvolvimento de outras soluções de futuro, como a utilização dos mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou a ativação da Chave Móvel Digital recorrendo a uma aplicação móvel e à biometria.
 
«O Governo pretende harmonizar a exigência da recolha dos dados biométricos para a emissão de documentos de modo a que possam ser reutilizados. Em breve, já quase não nos lembraremos de como era necessário recolher os mesmos dados para a emissão do cartão de cidadão e para o passaporte. Poupando tempo a quem precisa dos documentos e aliviando os serviços de um trabalho duplicado», garantiu. 
 
A Ministra sublinhou que estes são serviços que se traduzem num aumento da eficiência do Estado, com um impacto significativo na vida das pessoas e das empresas, concluindo que «investir na Administração Pública é investir nos cidadãos e na economia».