Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-01-18 às 14h53

Políticas comerciais devem ser pensadas para uma produção mais segura de alimentos

Fórum Mundial da Agricultura, Berlim, 18 janeiro 2020
Ministros da Agricultura de todo o mundo reuniram-se no 12.º Fórum Global para a Alimentação e Agricultura, em Berlim. Portugal esteve representado pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.

Sob o tema «Alimentos para Todos! Comércio Internacional para uma Alimentação Sustentável e Segura», os responsáveis da agricultura e alimentação debateram as linhas estratégicas de um futuro modelo agrícola.

No comunicado conjunto da reunião, os 71 Ministros da Agricultura presentes no Fórum afirmaram que as políticas comerciais devem fazer parte de uma estratégia maior, assente num modelo de comércio seguro, mas também sustentável, mais equitativo, com produção de alimentos de maior qualidade, e baseado em regras mais justas e transparentes.

A Ministra da Agricultura de Portugal, Maria do Céu Albuquerque, salientou que é preciso «responder aos desafios inerentes ao desenvolvimento de uma agricultura ainda mais sustentável, ainda mais competitiva e ainda mais inovadora». 

«É preciso dar continuidade à missão deste setor e reforçar o papel da agricultura em Portugal, nomeadamente na garantia da produção de alimentos com qualidade e elevados padrões de segurança, respeitando o ambiente e o bem-estar animal», acrescentou.