Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-10 às 16h47

Polícia Marítima vai aumentar efetivos em 10% em 2021

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, no centenário da Polícia Marítima, Loulé, 10 novembro 2019
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, afirmou que o número de efetivos da Polícia Marítima vai aumentar em mais de 10% no início de 2021, estando prevista, para o efeito, a abertura de um concurso para admitir 25 novos agentes.

No final da cerimónia comemorativa do centenário da Polícia Marítima, em Loulé, João Gomes Cravinho referiu que a formação dos 25 novos agentes terá uma duração de 15 meses, somando-se depois, em 2021, «aos 39 que recentemente entraram ao serviço».

Depois de dez anos sem admissões, a Polícia Marítima tem atualmente, entre 530 e 540 efetivos ao serviço. Ao absorver estes 64 novos agentes, terá um aumento de 10% dos seus efetivos.

Relativamente à alteração dos estatutos desta força e à equiparação às outras polícias, o Ministro disse que «de tempos a tempos» é necessário «fazer ajustamentos».

«Temos um conjunto de ideias que irão fazer parte de uma nova lei orgânica da Polícia Marítima para os tempos mais próximos e vamos evoluindo com o tempo», afirmou João Gomes Cravinho, acrescentando que é preciso fazer um «investimento grande» na Polícia Marítima quer em equipamentos quer em recursos humanos.

Posto Marítimo da Quarteira em 2020

Sobre o novo Posto Marítimo e Estação Salva-Vidas de Quarteira, o Ministro referiu que estarão a funcionar até ao início de 2020, colmatando uma «área que estava desguarnecida» - entre Portimão e Olhão - e que não tinha nenhuma base da Polícia Marítima.

Às novas infraestruturas, que vão ficar instaladas no porto de pesca de Quarteira  - num espaço cedido pela Docapesca, que gere os portos e lotas portugueses - soma-se a reconversão do antigo edifício dos faroleiros, no centro da cidade, em cinco apartamentos para alojar a tripulação necessária.