Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-12-21 às 10h38

Plataforma para o Depósito Digital de Jornais arranca já em janeiro

A partir de agora será possível o envio dos jornais para depósito legal na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) em formato digital, em substituição do papel. A plataforma DDJ – Depósito Digital de Jornais – arranca já em janeiro, com um conjunto piloto de títulos, diários e semanários, de âmbito local e regional.
 
Amanhã serão assinados os primeiros acordos de adesão a este novo serviço na Biblioteca Nacional Portugal, em Lisboa, pelas 11h30, com a presença de entidades representativas da imprensa regional e local.
 
Esta medida, que integra o programa Simplex 2020/21, funciona em regime de auto-depósito, é de adesão voluntária e pressupõe a assinatura de um acordo com a BNP, onde são estabelecidos os termos e as condições do depósito digital e do acesso público aos jornais depositados. 
 
O Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, sublinha que «a concretização desta medida, reclamada há muito pelo setor, permitirá simplificar procedimentos, poupar recursos e melhorar a qualidade da preservação dos arquivos, diminuindo, em simultâneo, a carga administrativa que ainda pesa sobre os órgãos de comunicação social.»

Para além de tornar mais rápido o depósito e de eliminar os custos da sua gestão em papel, a nova plataforma, que estará disponível para acolher o depósito digital de quaisquer jornais publicados em Portugal que queiram aderir, visa também garantir a conservação a longo prazo dos conteúdos em modo digital, desde o momento da sua publicação. Tem também como objetivo abranger jornais que já só se publicam digitalmente e facilitar o acesso online aos mesmos assim que terminado o período de embargo que os proprietários definam para os números correntes de cada jornal. Ir recuperando e integrando os números retrospetivos de cada título é também uma meta que, no futuro, permitirá reunir, proteger e divulgar o importante património de cada jornal.