Saltar para conteúdo

Notícias

2020-05-11 às 12h45

Plataforma Open4Business mostra os estabelecimentos abertos

Plataforma Open4Business já tem mais de mil registos e continua em fase de crescimento
A plataforma Open4Business, que pretende mostrar quais os estabelecimentos que estão abertos, já tem mais de mil registos e continua em fase de crescimento.
 
O produto de uma conjugação de esforços entre a Secretaria de Estado para a Transição Digital e a VOST Portugal, no âmbito do Gabinete de Resposta Digital à Covid-19, coordenado pela área governativa da Economia e da Transição Digital, está operacional desde 4 de maio e pretende agilizar o acesso à informação.
 
A retoma da atividade económica e social está a decorrer gradualmente, depois de se ter estabilizado a evolução da propagação da doença Covid-19, e a plataforma serve como ponto de acesso dos cidadãos a informação verificada.
 
A plataforma está integrada no portal https://covid19estamoson.gov.pt/, que reúne as informações práticas para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo novo coronavírus.
 
Cada estabelecimento ou operador económico interessado pode registar-se na plataforma para divulgar os horários de funcionamento da sua atividade, independentemente do seu setor ou dimensão.
 
A informação é previamente verificada pela VOST Portugal, responsável pelo desenvolvimento da plataforma e de uma API para facilitar a inserção de vários estabelecimentos ao mesmo tempo. Estando já a trabalhar com vários grupos económicos de forma a incluir também os seus estabelecimentos comerciais.
 
A plataforma está em constante desenvolvimento, já inclui dados dos estabelecimentos abertos das três grandes operadoras de telecomunicação, dos estabelecimentos associados à Associação Nacional dos Ópticos, de diversos pequenos comerciantes que submeteram os seus registos através do sistema, e em breve terá também disponível uma função que apresentará os tempos de espera.
 
Este é mais um exemplo de colaboração entre o Governo e a VOST Portugal, entidade civil voluntária que tem vindo a desempenhar um papel muito relevante na gestão da comunicação digital em torno da pandemia.