Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-11-10 às 18h47

Plano estratégico da Política Agrícola Comum «vai ao encontro das necessidades dos Açores»

Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, durante a visita à Região Autónoma dos Açores, São Miguel, Ponta Delgada, 10 novembro 2021 (Foto: Eduardo Costa/Lusa)
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, afirmou que o novo plano estratégico da Política Agrícola Comum «vai ao encontro das necessidades dos Açores».
 
Em Ponta Delgada, São Miguel, depois de um encontro com o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, a Ministra destacou que «estão reunidas condições para um excelente plano estratégico».
 
O «acordo histórico» negociado vai permitir implementar na Europa «a reforma mais ambiciosa desde há 30 anos» e manter o orçamento para o POSEI – Regime de Apoio às Regiões Ultraperiféricas, além de disponibilizar mais cerca de 200 milhões euros para o programa de desenvolvimento rural que está também a ser construído com o Governo Regional.
 
No âmbito do Next Generation, um instrumento que a Comissão Europeia disponibilizou aos Estados-membros para fazer face à capacidade dos agricultores resistirem e recuperaram depois da crise da pandemia, foram entregues «mais cerca de 26 milhões de euros para serem executados até 2025».
 
Cada Estado-membro tem direito a apenas um plano estratégico mas os Açores e a Madeira vão ter espaço para «construir as suas medidas», havendo uma autoridade regional para lidar com a especificidade de cada um dos programas.