Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-09-15 às 14h52

Plano de Recuperação e Resiliência financia com 14 milhões de euros a melhoria do abastecimento de água no Algarve

Plano de Recuperação e Resiliência
Foi lançado hoje um aviso com dotação de 14 milhões de euros, de um total de 35 milhões previstos na componente relativa à gestão hídrica do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta é uma das componentes do PRR sob gestão do Ministério do Ambiente e da Ação Climática. 

A beneficiária do aviso é a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a verba dirige-se à melhoria das redes de abastecimento de água que tenham um elevado nível de perdas e cuja substituição permita ganhos de eficiência operacional. 

Este aviso resulta da identificação das medidas prioritárias do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve. Ao financiar estas obras, assegura-se maior resiliência dos recursos hídricos na região do Algarve, num cenário de alterações climáticas e face ao crescente uso de água na região.

As entidades gestoras das redes de abastecimento de água em baixa da região do Algarve podem assim beneficiar de apoio a fundo perdido. O financiamento será a 100%, para a renovação e reabilitação e a melhoria da gestão operacional das redes de abastecimento que assegurem poupanças de água.