Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-09-03 às 14h26

Parque Natural do Litoral Norte adere ao modelo de cogestão

Parque Natural do Litoral Norte, Esposende
O Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, presidiu à assinatura do protocolo entre o Fundo Ambiental, a Câmara Municipal de Esposende e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para a adesão do Parque Natural do Litoral Norte ao modelo de cogestão das áreas protegidas.

O Secretário de Estado anunciou que o Governo vai aprovar, até final do ano, um investimento de 900 mil euros no Parque para melhorar os circuitos de visita, valorizar os recursos ambientais protegidos e limpeza.

O protocolo prevê uma verba de 100 mil euros para apoio técnico e operacional e para atividades prioritárias, por um período de 36 meses. 

A cogestão deste parque natural será feita através de uma comissão composta pelo município de Esposende, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, representantes de instituições de ensino superior, associações de defesa do ambiente e outros atores de relevância local.

O Parque Natural do Litoral Norte é a terceira área protegida de âmbito nacional, de um total de 32, e a primeira da região Norte, a aderir ao modelo de cogestão, consolidando-se a estratégia de valorização do território e da Rede Nacional de Áreas Protegidas, através de uma gestão ativa e de proximidade. 

Na mesma ocasião será também assinado um protocolo de colaboração entre o ICNF e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. 

Até ao final de 2020, os investimentos programados para as áreas protegidas ascendem a 27 milhões de euros.