Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-05-14 às 12h01

Países da União Europeia deverão ter uma abordagem comum para o turismo

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, no Fórum de Alto Nível sobre Sustentabilidade e Turismo, 14 maio 2021
O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, referiu a necessidade de uma abordagem e de ações comuns para o turismo nos países da União Europeia (UE), que devem concentrar-se na recuperação imediata da procura no setor.

Pedro Siza Vieira falava na abertura do Fórum de Alto Nível sobre Sustentabilidade e Turismo, promovido no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Na sua intervenção, o Ministro destacou os três eixos de atuação no que diz respeito ao futuro do turismo: a qualificação dos trabalhadores, a transição para práticas neutras em carbono e circulares no setor e a transição digital.

Pedro Siza Vieira lembrou que o setor do turismo é crítico para a recuperação das economias europeias, face à crise provocada pela pandemia de covid-19 e que, além da recuperação imediata do setor, é preciso trabalhar para que ele se torne mais resiliente.

«Temos de garantir que a capacidade instalada desta indústria – quer sejam as empresas, os postos de trabalho, ou todo o ecossistema – continuam capazes de responder rapidamente à procura que esperamos que seja recuperada no curto prazo», acrescentou.

Por sua vez, o comissário europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevicius, destacou a importância de um turismo costeiro e marítimo sustentável, uma vez que está particularmente exposto às ameaças das alterações climáticas.