Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-03-16 às 16h34

Países aliados estão «extremamente unidos e determinados»

Reunião dos Ministros da Defesa da NATO, Bruxelas, 16 março 2022

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, afirmou que na reunião da NATO - que decorreu hoje em Bruxelas - houve uma grande unidade e determinação dos Aliados relativamente à guerra na Ucrânia:

«Aquilo que se ouviu à volta da mesa foi uma NATO, um conjunto de Aliados extremamente unidos e extremamente determinados. E isso são muito boas notícias para a Ucrânia, são más notícias para o Kremlin. Há claramente a noção de que tem, daqui, de resultar um fracasso estratégico para a Rússia. Caso contrário, seria uma ameaça para a NATO e isso não será tolerado», afirmou João Gomes Cravinho, à saída da reunião.

O Ministro disse ainda ter expectativa de que esta mensagem será transmitida ainda de forma mais vincada na próxima semana, quando os chefes de Estado e de Governo da NATO se reunirem em Bruxelas, em 24 de março.

Armas biológicas

Questionado sobre qual a reação da NATO na eventualidade de a Rússia recorrer a armas biológicas, João Gomes Cravinho disse que «a Rússia será responsabilizada por tudo aquilo que tem feito e vier a fazer na Ucrânia».

Segundo o Ministro, é ainda «fundamental evitar uma escalada do conflito» e «manter o sangue-frio aqui na NATO, manter a abordagem prudente que tem sido seguida»:

«Nós temos de evitar que isto seja um conflito entre a Rússia e a NATO. Dito isso, a NATO não hesitará em responder se houver qualquer incursão ou ataque contra território da NATO», disse.

Tags: NATO, Ucrânia
Áreas:
Defesa Nacional