Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-10-06 às 17h23

Orçamento do Estado para 2022 vai permitir melhorar os rendimentos

Secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, Mendonça Mendes, e dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, no final das reuniões com os partidos sobre o Orçamento do Estado para 2022, Assembleia da república, 6 outubro 2021 (foto: João Bica)
O Governo está a proceder a uma revisão em alta das estimativas de crescimento até 2022, afirmando-se otimista de que Portugal regresse aos níveis de riqueza anteriores à pandemia de Covid-19 no próximo ano, disse o Secretário de Estado da Administração Fiscal, António Mendonça Mendes, após aas reuniões com os partidos parlamentares sobre as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2022.

O Secretário de Estado disse que as projeções de crescimento de 2021 3 de 2022 «estarão claramente acima» do que estava projetado no programa de estabilidade»: «hoje o Banco de Portugal falou de um crescimento de 4,8% para este ano - e nós estamos ainda a afinar o valor final. Mas o crescimento ficará muito acima dos 4% previstos. Ficará, ainda, acima dos 5% previstos para 2022», acrescentou.

«No conjunto agregado dos dois anos, 2021 e 2022, Portugal terá a capacidade de regressar aos níveis de riqueza pré-pandemia», afirmou, acrescentando que «isso é uma boa notícia para os portugueses». 

Margem para escolher

Mendonça Mendes disse ainda que «a política económica e orçamental do Governo conduziu-nos a um Orçamento do Estado para 2022 que permite fazer escolhas sobre a dimensão e a incidência do aumento do rendimento das famílias».

O Secretário de Estado disse também que a taxa de desemprego está «já abaixo dos 7%, muito melhor do que constava em todas as previsões, incluindo o programa de estabilidade» e «será continuamente desagravada ao longo de 2022». 

Todavia, referiu a importância de o País «não dar um passo maior do que a perna», embora, no próximo ano haja «muita atenção à política de rendimentos, seja do ponto de vista da política fiscal, seja do ponto de vista prestacional».

Prioridade à classe média

«Temos uma grande prioridade na classe média, em particular nas famílias mais jovens com filhos. Temos, também, uma prioridade na recuperação do investimento, quer público, quer privado, alicerçado no Plano de Recuperação e Resiliência, mas, igualmente, na vertente fiscal. Um investimento que permita ao país aproveitar este envelope financeiro para ultrapassar os seus problemas estruturais», acrescentou.

Mendonça Mendes disse ainda que o Governo «está bastante otimista com a apresentação da sua proposta de Orçamento do Estado para 2022, porque é boa para o País e, por isso, será, seguramente, uma proposta com que a generalidade dos portugueses não terá dificuldade de se identificar».