Saltar para conteúdo

Notícias

2020-02-02 às 21h03

Operação de repatriamento de portugueses foi concluída «com sucesso»

Conferência de imprensa sobre operação de repatriamento dos portugueses de Wuhan, Lisboa, 2 fevereiro 2020 (Foto: Manuel de Almeida/LUSA)

Os 20 portugueses repatriados de Wuhan, China, chegaram a Portugal num avião de transporte C-130 da Força Aérea Portuguesa, devendo ficar agora em isolamento durante 14 dias para despistagem do coronavírus.

Numa conferência de imprensa a propósito da operação, em Lisboa, a Ministra da Saúde, Marta Temido, referiu que a mesma foi concluída «com sucesso» e feita em conjunto com aas áreas governativas dos Negócios Estrangeiros, da Defesa Nacional e da Administração Interna.

Marta Temido deixou também uma palavra de agradecimento «a todos os profissionais envolvidos, desde os que já concluíram ou estão prestes a concluir a sua missão, até aqueles que nos próximos dias e semanas se manterão como os primeiros garantes das respostas necessárias».

Durante o trajeto, as pessoas que decidiram sair de Wuhan - epicentro do contágio do coronavírus - foram acompanhadas por oito tripulantes e oito profissionais de saúde, incluindo uma equipa de sanidade internacional. 

A Ministra referiu também que, apesar dos portugueses terem partilhado, até Marselha, um avião com outros europeus com suspeitas de contágio, não houve qualquer contato.


Tags: saúde
Áreas:
Saúde