Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-01 às 23h12

ONU saúda trabalho preparatório de Portugal para Conferência sobre Oceanos em 2022

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, no debate temático de alto nível sobre os oceanos na Organização das Nações Unidas, Nova Iorque, 1 junho 2021 (Foto: Loey Felipe/UN Photo)
O Governo de Portugal está determinado em colocar os oceanos no primeiro plano das negociações multilaterais da ONU, considerando os esforços em curso para controlar a pandemia de Covid-19, disse o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, no debate temático de alto nível sobre os oceanos e o «Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS14): Proteger a Vida Marinha», na sede da Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque (EUA).

«Após a primeira Conferência das Nações Unidas para o Oceano, cujo documento final ajudámos a concluir com Singapura, continuamos empenhados em coorganizar com o Quénia a segunda Conferência das Nações Unidas para o Oceano, em 2022, em Lisboa», disse Serrão Santos.

Por seu lado, o presidente da Assembleia-Geral da ONU, Volkan Bozkir, saudou Portugal por estes esforços, salientando que «o relacionamento com o oceano deve mudar». «Construir uma economia oceânica sustentável é uma das tarefas mais importantes e uma das maiores oportunidades do nosso tempo», acrescentou.

O Ministro do Mar de Portugal elencou a estratégia para chegar a este destino: apoiar o processo de elaboração de um instrumento internacional juridicamente vinculativo no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar sobre a conservação e uso sustentável da diversidade biológica marinha de áreas fora da jurisdição nacional, seguindo a RIO + 20 documento «O Futuro que Queremos».

Serrão Santos acrescentou também que Portugal está «profundamente envolvido no Processo Regular de Relatório e Avaliação Global do Estado do Meio Ambiente Marinho, incluindo aspetos socioeconómicos, agora iniciando sua terceira edição». «Adicionalmente, lançámos em junho o «Mês do Mar» da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que incluirá uma Conferência Ministerial de Alto Nível sobre economia azul sustentável, no dia 8 de junho, Dia Mundial do Oceano».

O Ministro reiterou que Portugal apoia fortemente a Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável, pois o Governo está ciente de que o papel da ciência e da inovação é crítico e transversal a todos os aspetos do oceano.

«Convido todos a virem a Lisboa, pessoalmente, para levar a cabo o nosso objetivo de alcançar o ODS14», concluiu o Ministro.