Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-02-08 às 20h18

Oferta televisiva do #EstudoEmCasa é alargada ao ensino secundário

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, nos bastidores das gravações do #EstudoEmCasa para o ensino secundário, Lisboa, 8 fevereiro 2021
As aulas regressaram esta segunda-feira, 8 de fevereiro, em regime não presencial, e os alunos mais velhos contaram com uma ajuda de peso. As aulas do #EstudoEmCasa para o ensino secundário, que até agora estavam disponíveis na RTP Play, passam também a ser transmitidas na televisão.
 
Os 75 blocos pedagógicos temáticos semanais produzidos para o Ensino Secundário estão, assim, acessíveis na posição 8 (posição 9 nos Açores e na Madeira) da televisão digital terrestre (TDT), num espaço ainda sem programação, que será utilizado temporariamente, e na posição 444 das operadoras de cabo. 
 
Para assinalar este alargamento da oferta do #EstudoEmCasa, o Ministro da Educação foi assistir às gravações destes conteúdos, que são muito mais do que uma ferramenta para os alunos que se encontram neste momento em ensino à distância. 

«O que fizemos foi criar um conjunto de materiais que ficarão como legado, que será utilizado em Portugal no próximo ano letivo e nos anos vindouros, e um pouco por todo o mundo», sublinhou o Ministro Tiago Brandão Rodrigues, após assistir à gravação da aula de "Economia A / Área de Intervenção" de 11.º ano e 2.º ano de formação. 
 
Deste modo, o #EstudoEmCasa passa a estar disponível na televisão, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade, de segunda a sexta-feira, com a função de reforçar as aprendizagens num contexto síncrono e/ou assíncrono, quer para o trabalho autónomo dos alunos, quer para o enriquecimento dos recursos didáticos dos professores, cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares dos cursos científico-humanísticos (do 10.º ao 12.º ano) e dos cursos profissionais (do 1.º ao 3.º ano). 
 
Os 15 blocos pedagógicos temáticos diários do Ensino Básico são transmitidos na RTP Memória e os 15 do Ensino Secundário através das posições referidas, das 09h00 às 16h30, com interpretação em língua gestual portuguesa (no caso do Secundário a grelha diária é repetida a partir das 16h30). 
 
«É importante criarmos redundâncias. Se é verdade que o ensino à distância também usa meios telemáticos, termos a televisão e todo este trabalho a chegar aos alunos do secundário é muito importante», disse ainda o governante, salientando o acesso a estes conteúdos em qualquer altura, por pessoas de qualquer idade e em qualquer parte do mundo. 
 
O projeto #EstudoEmCasa é uma parceria do Ministério da Educação com a RTP, contando com o apoio das Editoras Leya e Porto Editora.
 
Para a edição 2020/2021 foram criadas uma equipa de coordenação e uma equipa específica para o seu desenvolvimento, composta por mais de quatro dezenas de professores e cinco intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, estando a responsabilidade pedagógica a cargo da Direção-Geral da Educação.