Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-12-01 às 10h23

OCDE projeta forte crescimento da economia portuguesa

Portugal será o país da OCDE com a maior taxa de crescimento económico - declaração do Ministro de Estado e das Finanças
As projeções económicas da OCDE para Portugal hoje conhecidas preveem uma forte recuperação da economia portuguesa, com o PIB a aumentar 14%, entre 2021 e 2023 (4,8% em 2021, 5,8% em 2022 e 2,8% em 2023).

Estas estimativas superam as últimas previsões oficiais apresentadas pelo Governo.

No próximo ano, estima-se que Portugal será o país da OCDE com a maior taxa de crescimento económico, superando em 1,6 pontos percentuais o nível de atividade económica verificado no pré-pandemia.

Estas previsões confirmam ainda a trajetória esperada de convergência com a Zona Euro. Até 2023, Portugal deverá crescer quase 2 pontos percentuais acima da Zona Euro, o quinto valor mais elevado entre os 19 países da moeda única.

A OCDE explica a recuperação da economia portuguesa através da expectativa associada ao forte crescimento do investimento público e privado, em grande medida devido ao Plano de Recuperação e Resiliência.

Os próximos anos serão marcados por uma vigorosa evolução do investimento, que crescerá 24% até 2023.

Relativamente às finanças públicas, a OCDE estima que o governo vai cumprir mais uma vez a meta de défice orçamental prevista para 2021 e que Portugal vai retomar, já este ano, uma trajetória clara de redução da dívida pública.

Estas previsões são um sinal claro da credibilidade que o País tem conquistado nos últimos anos e reafirmam a confiança que as instituições internacionais depositam no desempenho da economia portuguesa.