A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que o País está a controlar a pandemia mas que as medidas de prevenção de carácter individual (máscara, lavagem das mãos e distanciamento físico) têm de ser mantidas.
Marta Temido falava no final da Reunião sobre Situação Epidemiológica em Portugal, em Lisboa, onde referiu que a testagem e do isolamento são para manter e destacou alguns dos resultados apresentados como a «diminuição da letalidade».
«É o aspeto mais positivo de entre todos aqueles resultados que foram alcançados nesta luta contra a Covid-19» e que indicam que «estamos atualmente numa letalidade que é metade daquela que foi registada no ano passado e um quinto daquela que era registada há um ano», em que temos «um número inferior a cinco óbitos por um milhão de habitantes», explicou.
Sobre a vacinação contra a Covid 19, a Ministra disse que se espera que, na terceira semana de maio, todas as pessoas com mais de 60 anos estejam vacinadas, «protegendo assim aqueles que deram origem a mais de 96% da letalidade ao longo do último ano», «ganhando tempo relativamente à progressão da pandemia e avançando, a seguir, para outros grupos etários».
Aspetos que merecem atenção
Entre os aspetos que carecem atualmente de atenção, Marta Temido destacou um aumento da incidência da doença em jovens entre os 10 e os 19 anos e a «tendência crescente em algumas áreas da região norte, com um Risco de Transmissibilidade acima de 1, ainda que com incidência abaixo de 120 casos».
A existência de alguns clusters no território com risco elevado de transmissão e a maior mobilidade nas áreas de retalho e lazer foram outros dos aspetos apresentados pela Ministra e que merecem atenção.