Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-11-16 às 11h27

«O oceano é sem dúvida o recurso mais importante do nosso País»

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participou na conferência online comemorativa do Dia Nacional do Mar dedicada ao tema «A Economia Azul no Pacto Ecológico Europeu: financiar a recuperação económica azul», no âmbito do Business2Sea, um evento internacional dedicado ao desenvolvimento de projetos e negócios nos diferentes setores da economia do mar que decorre até 20 de novembro, organizado pelo Fórum Oceano e pelo Centro Tecnológico del Mar, de Vigo.
 
Na sua intervenção o Ministro sublinhou que a nova parceria Portugal Blue, formada pelo Fundo Europeu de Investimento e pela Instituição Financeira de Desenvolvimento, «pretende mobilizar mais de 75 milhões de euros de capitais privados, públicos e europeus para fomentar o ecossistema da economia azul portuguesa, disponibilizando capital de risco e expansão a mais de 30 empresas, em todas as fases de desenvolvimento». 

«O programa de investimentos cobrirá até 70% do tamanho dos fundos selecionados, a fim de aumentar a capacidade crítica da plataforma de economia azul local», acrescentou.
 
O Ministro lembrou que o «Ministério do Mar tem vindo a investir, em conjunto com a sociedade civil, através, por exemplo, do apoio da Fundação Oceano Azul ou da Fundação Luso-Americana, em programas empresariais dedicados a trazer soluções sustentáveis de base oceânica, fomentando o empreendedorismo e a criação de blue start ups». 

Ricardo Serrão santos deu os exemplos do acelerador Bluetech, focado na digitalização do setor portuário, e do BlueBio Value, um programa projetado para expandir projetos de base biológica marinha para aplicações de mercado global em diferentes setores, promovendo a inovação de base científica e biotecnológica.
 
Portugal é um dos Estados Membros da União Europeia com uma das maiores Zona Económica Exclusiva, tendo, por isso, a oportunidade de explorar os seus recursos e potenciar uma economia azul sustentável, o que também significa que «Portugal tem uma enorme responsabilidade e oportunidade de contribuir para a conservação dos oceanos». 

«O bem-estar de Portugal está intrinsecamente ligado ao mar e o oceano é sem dúvida o recurso mais importante do nosso País», concluiu o Ministro.
 
Áreas:
Mar