Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-12-02 às 15h31

«O mundo pós-pandémico será diferente e cabe-nos assegurar que será melhor»

Primeiro-Ministro António Costa no vídeo de abertura do WebSummit, 2 dezembro 2020
O Primeiro-Ministro, António Costa, disse que a Web Summit - que este ano decorre em formato digital - deverá ser o ponto de partida para a construção de um futuro melhor no pós-pandemia.

Numa mensagem pré-gravada e divulgada na abertura da Web Summit, António Costa destacou o valor da «partilha de conhecimento e de experiências» para que, coletivamente, a sociedade possa enfrentar os desafios atuais e do futuro e, em particular, no pós-pandemia. «O mundo pós-pandémico será diferente. E cabe-nos assegurar que será melhor», disse ainda.

O Primeiro-Ministro disse que, apesar da pandemia, 2020 foi o ano em que Portugal entrou para a «liga dos campeões da inovação».

Foi «o ano em que, mesmo antes do início da pandemia, Portugal lançou o plano de ação para a transição digital visando a capacitação digital das pessoas, empresas e organismos do Estado» e foi ano em que escolheu a aposta na «inovação e digitalização», que procura equilibrar «economia e necessidades sociais» disse António Costa, destacando ainda o aumento de 14% do número de estudantes «nas áreas de investigação e tecnologia».

Sobre o evento - que decorre até dia 4 de dezembro - o Primeiro-Ministro disse que os próximos três dias serão uma oportunidade para reunir investidores, criativos, líderes de governos, empresários e pessoas de «espírito aberto» para «discutir e criar soluções e novas abordagens» para o futuro.

A Web Summit, considerada uma das maiores cimeiras tecnológicas do mundo, realiza-se este ano totalmente online com um público estimado de 100 mil pessoas.

Segundo Paddy Cosgrave, o confundador do evento, o próximo grande desafio será trazer «100 000 pessoas a Lisboa», o que só acontecerá «em 2022 ou 2023».