Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-03-09 às 17h56

O Mar na promoção da igualdade de género

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, assinalou o Dia Internacional da Mulher em Peniche, 9 março 2020
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, assinalou o Dia Internacional da Mulher em Peniche, destacando o importante papel das mulheres no setor da pesca e na investigação científica ligada ao oceano.

O Ministro, acompanhado pela Presidente da Docapesca, Teresa Coelho, e pela Gestora do Programa Mar 2020, Dina Ferreira, visitou a obra de prolongamento do quebra-mar interior do porto de Peniche, que estará concluída a 4 de maio, e ouviu as explicações da diretora de Infraestruturas da Docapesca, Isabel Sá.

Ricardo Serrão Santos e a comitiva do Ministro do Mar visitaram ainda a lota de Peniche. Uma visita guiada por Maria Helena Santos, diretora de Lotas e Portos de Pesca do Centro da Docapesca. 

O Ministro destacou o bom exemplo da Docapesca, empresa pública presidida por uma mulher e em que são mulheres 4 dos 6 diretores de lotas e portos de pesca no território continental. 

Em conversa com mulheres compradoras e vendedoras de peixe, Serrão Santos lembrou as desigualdades salariais e de representatividade que se mantêm entre homens e mulheres e defendeu que «as quotas são necessárias porque a igualdade de género é uma batalha que ainda não está ganha». 

A visita terminou no edifício Cetemares, da Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, onde a maioria dos investigadores são mulheres, e onde Ricardo Serrão Santos ficou a conhecer vários projetos de investigação e desenvolvimento, bem como o Parque de Ciência e Tecnologia do Mar, SmartOcean, um projeto da Câmara Municipal de Peniche, da Docapesca, do Instituto Politécnico de Leiria e do Centro de Inovação em Biotecnologia de Cantanhede, que pretende ter um papel de agente catalisador de uma economia do mar sustentável. 

O Ministro deu os parabéns a todos os intervenientes pela iniciativa e energia muito positiva de inovação e colaboração para o uso sustentável do oceano e dos recursos marinhos.

Áreas:
Mar