Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-18 às 19h13

O futuro passa por um oceano produtivo e sustentável

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, afirmou «a importância dos Oceanos como fonte de alimentação rica em micronutrientes, lipídios e proteínas. O oceano como futuro para a alimentação. Para isso, precisamos de um oceano produtivo sustentável».

O Ministro discursava na sessão de abertura do Simpósio Internacional para a Pesca Sustentável, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla inglesa), em Roma.

Ricardo Serrão Santos sublinhou que «um oceano sustentável e resiliente será fundamental para cumprir com os objetivos 1 e 2 da Agenda da ONU 2030: a erradicação da pobreza e da fome. Será também essencial para a segurança alimentar e melhoria da nutrição».

«A tarefa não é fácil sobretudo num planeta altamente povoado, com assimetrias de desenvolvimento e que enfrenta o grande desafio das alterações climáticas, cujos efeitos introduzem fatores de risco e incerteza, que podem afetar a geração de biomassa e recrutamento», acrescentou.

Ciência e regulação

As ciências, aliadas a políticas regulatórias, têm demonstrado resultados, disse Serrão Santos, acrescentando que «após décadas de exploração excessiva e declínio dos stocks de peixes, temos observado alguma recuperação de muitas espécies comerciais para níveis de sustentabilidade e bom estado ambiental. Isso aconteceu porque com base na ciência foram seguidas políticas de controlo».

No entanto, o Ministro relembrou «que esta é uma estrada longa e sinuosa. A ciência e as políticas aplicadas às pescas não tratam apenas de peixes e pescadores, envolvem o ambiente social, as comunidades e os mercados».

Ricardo Serrão Santos reafirmou: «Precisamos de um foco determinado e progressivo na educação, na criação de competências e na investigação, de forma a permitir à poróxima geração de decisores e de gestores de recursos marinhos a capacidade para exercerem os seus direitos e deveres com um acréscimo de responsabilização. É um compromisso de todos».

Conferência dos Oceanos

O Ministro deixou o convite ao envolvimento dos parceiros na Conferência dos Oceanos, que decorrerá em Lisboa. 

«Sinto-me orgulhoso por ter sido dada o Governo Português, que hoje aqui represento, em parceria com o Governo do Quénia e o apoio das Nações Unidas, a responsabilidade de organizar a Conferência da ONU sobre os Oceanos em junho na cidade de Lisboa», disse. 

Serrão Santos acrescentou que «2020 é um ano extremamente relevante para os oceanos e para o meio ambiente e será passada a tocha que ligará a Conferência das Nações Unidas, em Lisboa, ao Congresso Mundial da União Internacional para a Conservação da Natureza, em Marselha, assim como à Conferência da Biodiversidade da Nações Unidas, em Kunming, e à Conferência do Clima (COP 26), em Glasgow».

«Vamos lutar para que a vontade política e o apoio financeiro sejam mais fortes durante esse processo», disse ainda.
Áreas:
Mar