Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-08-28 às 18h03

«O futuro do Interior constrói-se sobretudo com quem cá está»

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na inauguração do FABLAB Tua – Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem, Alijó, 28 agosto 2020
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, inauguraram em Alijó, no distrito de Vila Real, o FABLAB Tua – Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem.
 
«Com este FABLAB, Alijó e toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro dão ao país um exemplo do desenvolvimento que temos de apoiar», disse Ana Abrunhosa. Porque «no que toca ao futuro de Portugal e do seu Interior, é fundamental a aposta na tecnologia, no digital, no empreendedorismo e na inovação empresarial».
 
«O Interior já não é apenas a exploração dos recursos endógenos, o turismo rural, a agricultura e a floresta. O Interior de hoje pega em tudo isto que foi, no passado, para construir o seu futuro com conhecimento e competitividade. E sei que é isso que vão fazer», disse ainda.
 
«O Interior do futuro faz-se com o que já aqui existe, é certo. Mas constrói-se, sobretudo, com quem já cá está», acrescentou, ao mencionar as medidas +CO3SO Emprego e Emprego Interior MAIS, incentivos à criação de emprego e mobilidade de trabalhadores e famílias para o Interior. «O sucesso destas medidas depende da forma como o território – as pessoas do Interior – acolhem e divulgam estes apoios».
 
Potenciar o empreendedorismo, a inovação e criatividade
 
Integrado no Programa de Empreendedorismo do Vale do Tua, apoiado com cerca de 517 mil euros pelo Programa Operacional Regional Norte 2020, o FABLAB Tua vai dar força à capacitação tecnológica e empreendedora do concelho de Alijó e de todo o Vale do Tua, num espaço aberto à comunidade para potenciar o empreendedorismo, a inovação e criatividade.
 
Equipado com máquinas de fácil utilização que permitem a impressão de objetos 3D, o corte a laser, a realização de moldes e a execução de trabalhos de eletrónica, o FABLAB tua antecipou, durante o confinamento provocado pela COVID-19, a sua atividade para produzir milhares de viseiras de proteção.
 
Este projeto, hoje inaugurado em Alijó, é um de dois pólos do FABLAB Tua, sendo que o segundo vai abrir, em breve, no concelho de Vila Flor, distrito de Bragança.
 
Tornar as cidades do Interior mais amigas do cidadão
 
Na visita ao concelho de Alijó, Ana Abrunhosa e Isabel Ferreira visitaram ainda outros projetos da autarquia em fase de execução ou de candidatura a fundos europeus do Norte 2020.
 
Na zona do Largo do Chafariz, a Ministra e a Secretária de Estado visitaram as obras de requalificação da Área Envolvente ao Plátano e a Casa das Nouras, futuro Centro de Mostra e Amostra de Produtos Endógenos.
 
«O Interior evolui não só com ciência e tecnologia, mas também reabilitando as suas cidades pequenas e médias, tornando-as mais amigas do cidadão, para as famílias que já aqui vivem e para aquelas que, no futuro, para aqui virão», disse Ana Abrunhosa, sobre a importância destes projetos de investimento municipal.