Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-03-17 às 16h37

Número de profissionais de saúde está a ser reforçado

Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, e Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa diária sobre a evolução do Covid-19, Lisboa, 17 março 2020 (foto: Tiago Petinga/Lusa)
O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, afirmou que «está a ser reforçado o número de profissionais de saúde» para responder «a todas as necessidades das instituições do Ministério da Saúde que têm agora autonomia para contratação com dispensa de quaisquer formalidades».

Numa declaração à comunicação social, António Sales referiu que foram pedidos, para a contratação, cerca de 450 profissionais de várias classes, muitos dos quais já estão autorizados pelo Ministério da Saúde. Os restantes estão em condições de serem aprovados pelas administrações hospitalares de imediato.

O Secretário de Estado destacou também o papel das ordens profissionais que se reuniram com a área governativa da Saúde reuniu no final da semana passada e apresentaram a sua disponibilidade para fazer face à epidemia.

1800 médicos e 1000 enfermeiros disponíveis para ajudar

«Médicos, enfermeiros, biólogos, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, dentistas e veterinários» disponibilizaram-se e «estamos já a estudar a melhor forma de integrar essas ajudas na resposta global ao surto através da Direção-Geral de Saúde», disse António Sales, acrescentando que há atualmente «mais de 1800 médicos disponíveis para reforçar o Serviço Nacional de Saúde e mais de 1000 enfermeiros, entre outros profissionais.

Aquisição de equipamentos de proteção individual

Questionado sobre a aquisição de proteção individual para médicos e enfermeiros, o Secretário de Estado referiu que foram dadas indicações para que toda a produção possa ficar em Portugal e que não existe, neste momento, «qualquer pedido sem resposta».

«Estamos a gerir os meios da melhor forma possível através da partilha de recursos e estamos a ir todos os dias ao mercado para adquirir o mais rapidamente possível estes materiais», disse ainda, acrescentando que «durante esta semana vão ser distribuídos mais de dois milhões de máscaras e à volta de 150 mil equipamentos de proteção individual».

António Sales deixou também «uma palavra de grande agradecimento e de reconhecimento a todos os profissionais» de saúde «que estão sempre na linha da frente deste combate».