Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-03-09 às 18h13

Número de mulheres oficiais na PSP duplicou nos últimos 20 anos

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, nas comemorações do Dia da Mulher na PSP, Lisboa, 9 março 2020
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, elogiou o caminho feito pela Polícia de Segurança Pública nos 20 últimos anos, que permitiu duplicar o número de mulheres oficiais nesta força de segurança.
 
Na cerimónia comemorativa do Dia Internacional da Mulher na PSP, Eduardo Cabrita sublinhou que a igualdade de género «não se reduz à mera intolerância» perante a discriminação. «Exige uma política ativa de transformação da sociedade, que hoje verificamos também ser matriz nas forças e serviços de segurança». 
 
«Nos últimos 20 anos foi possível mais do que duplicar o número de mulheres oficiais na Polícia de Segurança Pública. São hoje mais de uma centena. E nos novos cursos, a proporção tem crescido significativamente, contando hoje com mais de 1.500 mulheres nas suas fileiras, nos vários níveis de exercício das suas funções policiais, incluindo oficiais que hoje comandam já 9 divisões um pouco por todo o País», disse o Ministro, sublinhando o facto de dois dos maiores comandos da PSP – Porto e Aveiro – serem desde há dias dirigidos por mulheres. 
 
«Sabemos que este é um tema de todos, é um tema da sociedade portuguesa. E agradeço, reconhecidamente, àquelas que em tempos mais difíceis fizeram o percurso que nos permitiu chegar aqui», afirmou Eduardo Cabrita.