Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-09-25 às 14h44

Número de acidentes mortais nas estradas deverá ser o mais baixo desde que há registo

Viaturas das Forças de Segurança

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que Portugal deverá ter, este ano, o mais baixo número de acidentes mortais e feridos graves na estrada «desde que existem registos estruturados».

O Ministro explicou este resultado com as medidas adotadas de resposta à pandemia, durante o segundo trimestre deste ano.

Num encontro, em Lisboa, para comemorar 40 anos do Fundo de Garantia Automóvel - que assiste e indemniza vítimas de acidentes das quais se desconhece o culpado ou sem seguro válido - Eduardo Cabrita disse que «esta é uma dimensão positiva da evolução do País nesta altura».

O Ministro destacou também o facto desta redução não ter sido acompanhada por uma diminuição no número de condutores sem seguro válido que são detetados pelas autoridades e que, entre 2010 e 2019, cresceram 200%.

Eduardo Cabrita destacou ainda a redução de sinistralidade rodoviária em Portugal nos últimos dez anos, lembrando que, em 2010, se registaram mil mortos nas estradas, um número que «nos últimos anos» baixou para 500 vítimas mortais.

«É 25% do que tínhamos há 20 anos e metade do que tínhamos há 10 anos atrás», disse, acrescentando que o melhor ano de sempre, em termos de sinistralidade nas estradas, foi o de 2016.

Segundo o último relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, divulgado no último dia de agosto, nos primeiros sete meses deste ano, houve menos 5.705 acidentes do que no mesmo período de 2019.

Abril foi o mês com decréscimos mais significativos, segundo o mesmo relatório, por causa da pandemia da doença covid-19, que levou ao confinamento, reduzindo o tráfego e a sinistralidade nas estradas.